• Mariana Mota

Livro: Livre para Recomeçar

Hoje vamos falar sobre o livro "Livre para Recomeçar" da autora e booktuber Paola Aleksandra, que é um romance de época que se passa aqui no Rio de Janeiro.

Sinopse: Anastácia carrega na pele as marcas deixadas por um casamento odioso. Em sua última noite como uma mulher livre, ela perdeu o controle do seu futuro e acabou presa no famoso hospício para alienados do Rio de Janeiro. Mas agora, três anos após sua internação, Anastácia precisará enfrentar o passado e descobrir como recomeçar. Quem ela escolherá ser longe do peso do título de Condessa De Vienne? Benício de Sá é conhecido como o Bastardo do Café. Lutando diariamente contra a opressão do pai – um dos mais poderosos cafeicultores do Brasil – ele encontrou na construção civil a oportunidade perfeita de mudar seu futuro e deixar uma marca no mundo. Contudo, enquanto a Empreiteira de Sá conquista o cenário carioca, Benício continua preso ao passado e às marcas que carrega na alma. Será que um dia ele conseguirá libertar-se por inteiro das garras do seu pai? Anastácia e Benício se conhecem em meio à ruína, mas é durante a esperança de um novo começo que eles se reencontram. Agora resta saber se estão prontos para recomeçar.

Anastasia tinha apenas 18 anos quando se casou com Jardel, o Conde de Vienne. Logo após seu casamento seus pais morreram o que a deixou completamente sozinha ao lado de seu marido que, ao contrário do que aparentava a todos, era uma pessoa terrível.


Já que a Anastasia sempre teve seus pensamentos muito fortes, Jardel a categorizava como louca, fazendo com que ela, a vista da sociedade fosse a Condessa Louca de Vienne.


Anastasia vivia esse casamento terrível quando o Conde a informa que iam se mudar da França (lugar onde Anastasia nasceu) para o Brasil por motivos de negócios. E é ai que, durante uma festa que Anastasia descobre que a ideia de negócio do seu marido, junto a seu sócio e melhor amigo Pierce, não são dignos. Muito nervosa e exaltada com a descoberta, Anastasia acaba se deixando levar pela emoção e Jardel vê a brecha que precisava para interditar a esposa.


Chegando ao Brasil, ele a interna no Hospicio Dom Pedro II (que hoje é onde fica uma das unidades da UFRJ na Praia Vermelha) com diagnóstico de histeria.


Naquela época, histeria era o diagnóstico padrão para toda mulher que estava desalinhada ao que a sociedade dava como certo, fosse pelos pensamentos, por casos extraconjugais, impossibilidade de ter filhos ou uma simples enxaqueca frequente.


Lá Anastasia passa por maus bocados mas faz grande amizade com Darcília e Marta, e se sente aliviada por estar longe das garras e dos negócios ilícitos de seu marido.


Após 3 anos nesse hospício Anastácia recebe a visita de uma freira, a Irmã Dulce, e de sua cunhada, Avril, que até então ela nao sabia que existia.


Acontece queJardel tinha enviado a irmã para um convento afim de calá-la e deixá-la fora dos negócios.


Então Avril, trás a notícia que o Conde De Vienne está morto e que Anastásia está livre.


Ao se ver livre para recomeçar longe das amarras do conde, Anastácia, Avril, Irmã Dulce, Darcília e Marta vão até a Fazenda De Vienne que Avril e Anastásia herdaram e decidem fazer dali um abrigo onde mulheres possam se refugiar. A ideia é ajudar mulheres que, como elas, estão sofrendo injustamente, desde escravas que tinham conseguido alforria a mulheres ditas histéricas e prostitutas. Bastava querer ajuda para encontrar no abrigo um lugar para chamar de casa.


E é aqui que entra nosso mocinho: Benício.


Benício é filho bastardo do Barão do Café e o escolhido pelo pai para herdar seu título. Essa escolha incomum se dá porque o outro filho do Barão é fruto de um abuso que o mesmo fez a uma escrava, entao Samuel, seu outro filho bastardo, era indigno e visto pelo pai como mais um escravo dentre tantos que ele tinha.


Benício e Samuel sempre foram força um para o outro e assim que pode Benício garantiu a alforria de Samuel e foi junto ao irmão para longe das vistas do pai.


Juntos, viraram os irmãos de Sá e montaram a Empreiteira de Sá que contratava apenas homens livres. A empreiteira ganha bastante visibilidade por ter essa postura numa sociedade ainda tão arcaica e a favor da escravatura e é ela que a Irmã Dulce escolhe para construir o abrigo na Fazenda de Vienne, afinal nenhuma outra empreiteira combinava mais com o projeto.


Benício, Samuel e seus melhores homens se mudam para a Fazenda de Vienne para construir o projeto do abrigo.


Daí por diante temos uma historia linda de amor, reencontros, luta, reconhecimento e crescimento.


TODOS possuem uma luta interna muito grande e ver cada personagem tentando deixar o passado para trás e recomeçar uma vida é lindo demais.


Apesar de ser um romance, esse é deixado claro na primeira parte do livro, focando nessa luta por igualdade.


Anastácia se vê novamente sendo posta como louca e com a ajuda dos amigos irá lutar para mostrar a sociedade tudo que uma mulher é capaz de fazer.


É uma historia rica em relação ao crescimento dos personagens. E rica em elementos históricos é incrível que ela se passe aqui, em lugares que conhecemos. Indico de olhos fechados e já estou louca para ler 'Volte para mim' o outro romance de época da Paola.


Resenha em vídeo:

Caso queira comprar o livro, basta clicar aqui!


Até logo, tchau!

5 visualizações
Procure aqui
Redes Sociais
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Pinterest
Instagram

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com